Livro - Jim Morrison: o poeta-xamã

Livro - Jim Morrison: o poeta-xamã
Clique na foto

O dia em que conheci Jim Morrison

O dia em que conheci Jim Morrison
Clique na Foto

quarta-feira, 22 de março de 2017

Jim Morrison - a democracia plena


Os servos têm o poder”, diz Jim Morrison, juntando-se a precentores proeminentes, de Nietzsche, passando por John Rawls, Rousseau e La Boétie, dentre outros. O que fazem essas figuras agarradas ao cetro do poder, se são ignorantes, ressentidas e pueris? Dinheiro não lhes falta, dada a concupiscência, avareza e o anseio de serem “servidos por uma corte” de escravos. E mesmo assim encontramos quem sirva ou é forçado a servir a “lerdos e obesos generais” que “tornam-se obscenos pelo sangue jovem”.
Para Jim Morrison “os servos têm o poder” porque encontram aqueles que estão dispostos a abdicar de sua liberdade e se “deixam ser conduzidos” aos currais. Deixam-se ser enganados, manipulados. Mas é justamente a disponibilidade do homem à servidão voluntária o que justifica a escravidão, como disse La Boétie.
Os fortes [ou Lordes] não podem se guiar por regras morais em conformidade com os servos que têm o poder; os fortes [Lordes] devem estar comprometidos apenas com a própria vontade, com a sua própria singularidade. Disso depende toda a mudança na sociedade. São eles que têm o poder de impulsionar as mudanças.
Mas as sociedades, se querem a liberdade, não podem deixar de escolher viver numa forma coletiva que assegure a liberdade entre todos. Haveria alguma política com essa capacidade de quebrar essas correntes, de derrubar as cercanias desses currais que confinam as massas alienadas? Existe sim, mas somente na “democracia plena”, disse Jim Morrison. Mas uma “democracia plena” não se faz com a servidão voluntaria das pessoas, que vivem como gado, ruminando sua passividade vergonhosa, enquanto as mazelas proliferam por todo o tecido social, deixando milhões na pobreza, sem educação, saúde, moradia e trabalho.
“Wake up! Wake up!” Clama Jim Morrison. Mas o sono da alienação é difícil de acordar, quando as pessoas não querem despertar para a liberdade perdida.  
Valquiria Asche de Paula – formada em psicologia e mestranda em psicologia social

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Bem-vindo a este blog. Agradecemos muito a sua visita!

Seguidores

popular posts

Contato

jamesdouglasmorrisonp@gmail.com