O livro de *Rogério de Almeida - O Dia em que Conheci Jim Morrison "é uma lírica furiosa o que encontramos neste texto elíptico, sinuoso, em que o autor joga com o sonho e o pesadelo, o inconsciente e a realidade, fundindo o pop e o poético. O seu texto coletivo transborda em gestos largos, abrindo portas para que o complemento seja feito pelo leitor – texto coletivo. Entre uma e outra doa dose de cerveja, temperada com um psicodelismo discreto, esta história penetra nossa percepção estimulando o encontro com quem não somos, mas desejamos, quando distantes de nossa racionalidade.
Rogério Almeida instaura uma nova possibilidade de criação, que reflete a atualidade de seu discurso, mixando textos clássicos, sampleando citações, criando uma teia ilusória que prende o leitor em seu universo paralelo de vozes dissonantes, costuradas com perfeição pela voz do narrador-personagem, que caminha com MORRISON sem sabermos se os seus destinos são paralelos ou irão convergir em um personagem-síntese, único.
Pop e filosofia se misturam num debate existencialista, em que a representação de JIM MORRISON é transportada para um espaço imaginário, fractalizado, para uma dimensão fragmentada pelo qual nos guia um MORRISON místico, entre os limites do desejo e da frustração.
O dia em que conheci Jim Morrison nos propõe uma libertação, não apenas fuga cotidiana, mas um encontro com o ato de criar. Uma obra original em um mundo recheado de cópias. Uma literatura verdadeiramente universal e coletiva. Ligth my fire".
Prefacio de Patricio Dugnani
Rogério de Almeida é professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), poeta, formado em Letras pela USP e doutor em Cultura, Organização e Educação pela Faculdade de Educação da USP. É autor de "Alucinação", "O Dia em que Conheci Jim Morrison" e organizador de "Metamorfopsia da Educação: hiatos de uma aprendizagem real", todos publicados pela Editora Zouk.
Parabéns pelo blog, apresenta o poeta Jim Morrison em seus diversos desdobramentos de maneira objetiva e ilustrativa. Agradeço ter incluído meu livro em seu blog. Abraço, Rogério de Almeida
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirEscrevi um artigo sobre esse livro!
Quer dar uma olhada?
Abraços,
Alexandre.