Livro - Jim Morrison: o poeta-xamã

Livro - Jim Morrison: o poeta-xamã
Clique na foto

O dia em que conheci Jim Morrison

O dia em que conheci Jim Morrison
Clique na Foto

segunda-feira, 17 de abril de 2017

JIm Morrion - Prefácio



Aceitei escrever algumas linhas celebrando a publicação do livro Jim Morrison, o poeta-xamã, do Marcel de Lima, sem saber, a priori, o quanto essa ideia era esplendorosa e punk ao mesmo tempo... Talvez meu ego, este imponderável personagem que me atormenta tanto, me dissesse: "Sim aceita... aceita mesmo sem saber... você adorava Jim Morrison!" E aceitei!

Ao percorrer a versão datilografada, fiquei entusiasmado com o arrojo e a originalidade do pensamento do Marcel ao intuir e estudar a relação entre a obra poética do Jim e a tradição xamânica, contando para tal com a participação e intervenção de deuses gregos, além de pensadores contemporâneos.

Trata-se de uma obra excepcional, importante, documentada com cuidado, fluida, e tão claramente redigida, página após página, para levar o leitor numa viagem cultural espetacular, iniciando-se na Sibéria, desde os primórdios da humanidade, até o palco de um dos maiores mitos do rock morto aos 27 anos: Jim Morrison!

Dionísio, Platão, Apolo, Lévi-Strauss, Mircea Eliade, Castaneda, Nietzsche, Kerouac, entre tantos outros, se sucedem para ilustrar o pensamento do escritor; não podia faltar a transcrição dos poemas em versão original e versão brasileira, para que a leitura resultasse numa festa completa, fascinante e em um prazer indescritível.

Que viagem incrível, Marcel, lhe felicito do fundo do meu coração, adorei o seu livro, posso recomendar com entusiasmo e finalmente confesso que fiquei preocupado em não ser uma pessoa suficientemente brilhante para escrever este prefácio... Você merecia alguém melhor para essa tarefa... Porém fui eu o convidado!


André Midani 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Bem-vindo a este blog. Agradecemos muito a sua visita!

Seguidores

popular posts

Contato

jamesdouglasmorrisonp@gmail.com