Livro - Jim Morrison: o poeta-xamã

Livro - Jim Morrison: o poeta-xamã
Clique na foto

O dia em que conheci Jim Morrison

O dia em que conheci Jim Morrison
Clique na Foto

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Jim Morrison pela Professora Menocal - da UNIVERSIDADE DE YALE


María Rosa Menocal é uma estudiosa da cultura medieval e de história. Menocal ganhou um B.A., M.A., e Ph.D. da Universidade da Pensilvânia. Antes de ingressar no corpo docente da Universidade de Yale, em 1986, ela ensinou Filologia Românica na Universidade da Pensilvânia.


Jim Morrison deixou sua marca como o líder da mítica banda The Doors, mas 38 anos após sua morte, é sua poesia que está atraindo a atenção em todo o mundo.

Quando criança, ele leu exaustivamente. Ele estava com cerca de 10 anos, quando escreveu seu primeiro poema, "The Pony Express". "Foi um daqueles poemas tipo de balada", uma vez ele lembrou, acrescentando: "Eu nunca poderia traze-lo à consciência novamente, no entanto."

Apontado pela imprensa como a estrela dos Doors, bonito, Morrison também se destacou como um intelectual. Ele lia e citava o poeta francês do século 19 Arthur Rimbaud, e Charles Baudelaire, assim como o filósofo alemão Friedrich Nietzsche.

Quando as portas do Teatro Aquarius, no Sunset Strip, em julho de 1969, abriram-se, Morrison - barbudo, meio gordo e de óculos laranja pequeno - surge lendo em voz alta um poema que ele havia escrito após a morte recente do guitarrista Brian Jones, dos Rolling Stones. Cópias do poema foram jogadas para a multidão.

Morrison foi quase obsessivo em desenhar uma linha entre poesia e letras de rock. Essa característica chama a atenção da medievalista Maria Rosa Menocal, da Universidade de Yale, que diz: "Se ele tivesse sido escritor no século 13, não teria havido nenhuma distinção - poesias eram escritas para canções, como faziam os trovadores".

Como observa Menocal, 37, há uma nota triste para o surgimento do poeta Morrison: A maioria das livrarias colocar sua poesia em suas seções de música. Os livros também são publicados sob o nome de Jim Morrison e não James Douglas Morrison.

O motivo, admite Pedro Villard Gethers, é "vendem mais".

Ele foi "o maior poeta da segunda metade do século 20", diz Maria Rosa Menocal, professora de Literatura Medieval na Universidade de Yale. Ela está trabalhando em uma revisão de poesia publicado postumamente por Morrison.

E Wallace Fowlie, um renomado professor de Literatura francesa na Universidade de Duke, de 82 anos, faz palestras sobre Morrison em todo o país. Ele encontrou paralelos entre Morrison e o poeta francês Arthur Rimbaud (séc. 19), vendo ambas como "o rebelde como artista".



Matéria publicada no Jornal Los Angeles Times


Seguidores

popular posts

Contato

jamesdouglasmorrisonp@gmail.com